sobre a Ana Luísa (e a Luminous)

O meu nome é Ana Luísa, mas a maioria dos meus amigos chama-me Lu. Em 2008, quando decidi que a fotografia seria a minha vida — fundei a Luminous Photography.

Sou uma criatura de muitas paixões: sou uma foodie que vai até ao fim do mundo por um prato de comida, não perco uma boa romaria e adoro tudo o que são artes manuais (neste momento, há por aqui uma obsessão com tricot). Sou uma nerd que é feliz a cantar em coros, a jogar Dungeons and Dragons, e a tomar conta das plantinhas que vão sobrevivendo por aqui, em especial as aromáticas e de fruto (mais uma vez, a lógica do ‘se der para comer, eu estou lá’). Nasci e moro no Porto, com a minha mulher (que faz os vídeos de casamento mais maravilhosos) e as nossas gatas, Alice e Alba.

Não gosto de couves, de voar ou de alturas, mas adoro viagens de comboio e de carro, e de ter o mar por perto. Sou extrovertida e tenho uma paixão assolapada por piadas secas; falo super rápido (não tenham medo de me pedir para abrandar) e emociono-me e entusiasmo-me com facilidade!


o percurso

A arte foi sempre o objetivo.

No ensino secundário, no curso tecnológico de design, tive professores que me ensinaram a procurar inspiração nos grandes de há alguns séculos, e a trazê-la para o presente — algo que ainda gosto de fazer com a fotografia. Na faculdade, estudei conservação e restauro e ganhei ainda mais cromos para a minha caderneta de amores artísticos — cimentei a paixoneta pela obra do Caravaggio e da Frida Kahlo, aprendi a analisar e a olhar mais profundamente para a técnica e a iconografia das obras.

O auto-retrato veio daí, há mais de catorze anos. Da necessidade de expressão e da inspiração, do uso do que tinha mais à mão para criar: o meu próprio corpo e a minha própria imagem.

Pós-graduações em História da Arte Portuguesa, em Gestão de Arte, e o complemento quase obrigatório do curso profissional de fotografia, fizeram de mim a fotógrafa que sou hoje: apaixonada por luz e sombra, e por todo o espectro da emoção humana; interessada e curiosa sobre as pessoas que fotografo, doida por pormenores e iconografia.

 

sobre o trabalho artístico —

curiosos para ver o meu trabalho de auto-retrato? podem dar um salto ao flickr, onde têm as fotografias e o respectivo texto, ou dar uma vista de olhos pela galeria abaixo! [textos e fotos] →